sexta-feira, abril 24, 2009

Hoje é o dia mundial do Tai Chi Chuan



Tai Chi Chuan Push Hands Seminar

O Dia Mundial do Tai Chi Chuan e do Chi Kung (World Tai Chi & Qigong Day) (WTCQD) é um evento realizado anualmente no último sábado do mês de Abril para promover as práticas de Tai Chi Chuan e de Chi Kung em 60 países desde 1999.

http://www.topnews.in/health/files/Tai-Chi-Chuan.jpg

A missão deste esforço multinacional é divulgar publicamente o crescente conjunto de pesquisas na área médica relacionadas às práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa e dar referências que facilitem aos interessados encontrar instrutores de Tai Chi Chuan e de Chi Kung nos locais onde vivem.

A Organização do Dia Mundial do Tai Chi Chuan e do Chi Kung

"World Tai Chi & Qigong Day", evento em Israel.

A organização internacional para a realização do evento é realizada no escritório do "Dia Mundial do Tai Chi Chuan e do Chi Kung", no Overland Park, Kansas.

Os eventos locais são organizados independentemente por escolas, grupos, ou associações locais de Tai Chi Chuan e Chi Kung. O formato dos eventos varia a cada local, geralmente envolvem aulas gratuitas e grandes exibições.

O evento anual no último sábado de Abril é aberto ao público às 10 horas da manhã, com celebrações em 60 países distribuídas em centenas de cidades. Inicia-se na Nova Zelândia e agrega participantes da Oceania, Ásia, África, Europa, América do Norte, e América do Sul, concluíndo com os eventos finais no Havaí quase que um dia após o início das comemorações na Nova Zelândia, deviso às diferenças de fusos horários. A celebração incluí grandes exibições de Tai Chi Chuan e Chi Kung em diversas cidades, e aulas abertas gratuitas nas cidades com maior participação.

Evento do Dia Mundial do Tai Chi Chuan e do Chi Kung realizado na Irlanda: prática de Baduanjin.

A organização disponibiliza através de seu site informações sobre Tai Chi Chuan e Chi Kung, incluindo:

  • pesquisas da área da saúde,
  • informações sobre a relação do Tai Chi Chuan e do Chi Kung com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC),
  • o que iniciantes em Tai Chi Chuan e Chi Kung devem esperar de uma aula,
  • exemplos em vídeo ou audio de diversas formas de Tai Chi Chuan e de exercícios de Chi Kung.
  • links organizados em um banco de dados que possibilita localizar publicações, associações, escolas e grupos de Tai Chi Chuan e Chi Kung em diversos países.
  • um diretório que lista referências sobre instrutores destas práticas em todo o mundo, sem qualquer discriminação relativa aos estilos dos praticantes. A postagem de referências é aberta a todos, os professores não são examinados ou recomendados de maneira especial.

Objetivos

  • 1. Divulgar as mais recentes pesquisas da área médica sobre os benefícios do Tai Chi Chuan e do Chi Kung para a saúde.
  • 2. Divulgar a crescente adoção das práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa em áreas diversas como o ambiente empresarial, a educação, ou a reabilitação de usuários de drogas e de apenados.
  • 3. Oferecer uma visão global de cooperação para a saúde e cura que ultrapasse as fronteiras geopolíticas, e também um apelo para que as pessoas de todo o mundo adotem a sabedoria proveniente de todas as culturas.

História

Primeiro evento do Dia Mundial do Tai Chi Chuan e do Chi Kung realizado em Kansas City, Missouri, USA

Este movimento de escala mundial teve início oficialmente em 1999. O evento inaugural que inspirou toda esta mobilização aconteceu em 1998 no pátio do Museu de Arte Nelson Atkins, em Kansas City, Missouri, onde o Clube de Tai Chi de Kansas City realizou uma exibição integrada a aulas abertas de Tai Chi para cerca de 200 pessoas. O telejornal da CNN divulgou o evento, ampliando sua repercussão para o nível nacional e internacional em poucos anos.

Reconhecimento Oficial

Os eventos do Dia Mundial do Tai Chi Chuan e do Chi Kung participaram do projeto "Movimento para a Saúde", realizado pela Organização Mundial da Saúde das Nações Unidas.

Também foram proclamados oficialmente por governadores de diversos estados dos Estados Unidos, incluíndo: California, Connecticut, Georgia, Illinois, Kansas, Maryland, Massachusetts, Missouri, Nebraska, Nevada, New Jersey, North Carolina, Ohio, Oklahoma, Pennsylvania, Texas, e Utah. Em alguns destes estados o Senado ou o legislativo tornou a data oficial, como ocrreu em New York e Puerto Rico

Prefeitos de diversas grandes cidades em todo o mundo também proclamaram oficialmente a realização do Dia Mundial do Tai Chi Chuan e do Chi Kung, incluindo: Buenos Aires, (Argentina); Austin, (Texas); Osasco, (Brasil), Cupertino, (California), El Paso, (Texas); Hastings, (Nebraska); Pemberton and Willingboro, (New Jersey); Patchogue & Rochester, (New York); San Angelo, (Texas); Scranton & York ,(Pennsylvania); St. Louis, (Missouri); St. Augustine, (Florida); Toledo, (Ohio); Ashville, (North Carolina); Suffolk County, (New York); e Niterói, RJ, (Brasil).

O Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung no Brasil

O Brasil participa das comemorações do Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung desde o ano 2000.

Entre outros locais, a data já é comemorada há vários anos em Curitiba, Brasília, Ribeirão Preto e Niterói.

A comemoração do evento em Niterói

Niterói é uma das cidades pioneiras dessa grandiosa comemoração no Brasil, realizando anualmente um dos mais belos e importantes Eventos do País. O Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung em Niterói vem reunindo, a cada ano, um número cada vez maior de praticantes, de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

O Evento de 2007 contou com a participação de 16 grupos de várias cidades, totalizando, aproximadamente, 200 praticantes, que apresentaram diversas Formas de vários Estilos de Tai Chi Chuan, além de práticas coletivas de Chi Kung, sessões de Shiatsu e exposições de Origami e Ikebana para um público presente estimado em 1500 pessoas.

Sempre divulgado em diversos jornais locais, em 2005 o evento contou também com a cobertura da TVE Brasil, sendo transmitido no Programa Stadium daquela emissora, em rede nacional (Veja o vídeo).

Em 19/07/2007 foi sancionada a Lei Municipal nº 2.461, de autoria do Vereador Carlos Magaldi, que Institui o Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung como Data Oficial de Niterói, incluída no Calendário Esportivo e Cultural da Cidade.

0 trocaram ideia:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Brothers do Facebook

Seguidores

Pensamento

‎"O que mata as pessoas é a ambição. E também esta tendência para a sociedade de consumo. Quando vejo publicidade na televisão, digo a mim mesmo: podem me apresentar isto anos a fio que nunca comprarei nada daquilo que mostram. Nunca desejei um belo automóvel. Nunca desejei outra coisa senão ser eu próprio. Posso caminhar na rua com as mãos nos bolsos e sinto-me um príncipe."
Albert Cossery
 

Parceiros

Baú do Hippie

Nuvem de Tags

Poesias Contracultura Biografias Música também é poesia Religião e Exoterismo Música para download Bob Dylan Livros Segredos do sistema Política Raulseixismo Letra e Clipe Francisco Jamess poetas Jack Kerouac Contos Ecologia Gente nova Crônicas Frases Notícias contos fantásticos Clipes Ebooks Mitologia Aleister Crowley Dicas de Informática Filosofia Música boa Vídeos Zen cotidiano fantástico Augusto Mota Hippies Rock Blues Hanny Saraiva Pintores e Quadros Resenha Zé Ramalho estórias humor literatura Nacional Anos 80 Maurício Baia Shows mitologia grega Arte Casa das máquinas Cultura Regional Deuses Discografias Geração Beat Letras Raul Seixas Maconha Meio Ambiente Novos Baianos Produção independente Rau Seixas Raul Seixas Velhas Virgens desabafo literatura livro the doors AC/DC Adriana Vargas Agridoce Alceu Valença Amor Amor ou Sexo Anne Rice Anya Análise de Letras Apostilas As freiras que só ouvem rock Banca do Blues Bandas Beatniks Bertold Brecht Bertolt Brecht Beto Guedes Bossa Nova Caetano Veloso Campanhas Campinas Chico Buarque Clube de Autores Conspirações Deus Hermes Escrita Automática Eventos Experimentalismo Explicações pitorecas Felipe Neto Fernando Pessoa Friedrich Nietzsche Geraldo Azevedo Geraldo Vandré Henaph História Homenagem Imprensa Jards Macalé Jim Morrison Jimi Hendrix Jornalismo Khalil Gibram Khalil Gibran Lapa Manoel F. dos Santos Mapa de Piri Reis Mensageiros do subsolo Músicas Online Novidades O Jardim das Rosas Negras O Oitavo Pecado O Profeta O amor Pablo Picasso Pecado Pedra Letícia Pensamentos Pinturas Prensa Protestos Provos Prêmios e selos Rita Lee Sagrado coração da Terra Samantha Selène d'Aquitaine Seu Pereira Simone O. Marques Slash Sérgio Sampaio Tattoo Televisão The Doses anjo assaltos casa cinema coletivo 401 conto-de-fadas cursos e tutoriais demônio download editora Modo fada feérico juventude literatura brasileira lua meio-demônio os sete pecados capitais sangue de demônio sangue de fada snctzo tatuagem trama vampiro vampiros
 

Templates by Profile Link Services | website template | article spinner by Blogger Templates