E então sabe dizer ? Os americanos ? Hackers do mundo inteiro ? Nada disso.Os inventores foram os cientistas do CERN ( Organização Européia para a Investigação Nuclear ) , do francês "Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire" Saiba mais a respeito nessa postagem:
A Organização Europeia para a Investigação Nuclear, , é o maior centro de estudos sobre física de partículas do mundo. Localiza-se em Meyrin, perto de Genebra, na Suíça. São membros participantes a Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Países Baixos, Hungria, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Eslováquia, Suécia e Suíça, com base num acordo feito em 1 de julho de 1953, e foi fundado em 1954.Tem como países e organizações observadoras a Comissão Europeia, Federação Russa, Índia, Israel, Japão, Turquia, Unesco e os EUA. Existem ainda países não membros mas envolvidos em programas, entre eles, África do Sul, Argélia, Argentina, Arménia, Austrália, Azerbeijão, Bielorrússia, Brasil, Canadá, China, Chipre, Coreia do Sul, Croácia, Eslovénia, Estônia, Formosa, Geórgia, Índia, Irã, Irlanda, Islândia, México, Marrocos, Paquistão, Peru, Roménia, Sérvia e Ucrania.
No meio acadêmico, ficou conhecido por inúmeras experiências com colisores tais como o SPS e o LEP, a descoberta dos bósons W e Z e os diversos prêmios Nobel ganhos por seus pesquisadores. Popularmente, ficou conhecido pela invenção da World Wide Web. Construiu o LHC (do inglês, "Large Hadron Collider", "Grande Colisor de Hádrons"). O CERN emprega cerca de três mil pessoas, que representam um largo espectro de profissões.
O nascimento da World Wide Web
O CERN foi importante para aproximar os povos, já que aquele foi o único local onde cientistas norte-americanos e russos trabalharam juntos durante a Guerra Fria. Também no CERN apareceram os primeiros aparelhos que os hospitais hoje usam para detectar o cancro. Mas, para a maioria das pessoas, o maior avanço do CERN foi a invenção da World Wide Web, ou simplesmente a Web, como hoje a conhecemos. Corria o ano de 1990, e o que, numa primeira fase, permitia apenas aos cientistas trocar dados, acabou por se tornar na complexa e essencial Web.O responsável-mor pela invenção chama-se Tim Berners-Lee, que construiu o seu primeiro computador na Universidade de Oxford, onde se formou em 1976. Quatro anos depois, tornava-se consultor de engenharia de software no CERN e escrevia o seu primeiro programa para armazenamento de informação – chamava-se Enquire e, embora nunca tenha sido publicada, foi a base para o desenvolvimento da Web.
Em 1989, propôs um projecto de hipertexto que permitia às pessoas trabalhar em conjunto, combinando o seu conhecimento numa rede de documentos. Foi esse projecto que ficou conhecido como a World Wide Web - ver artigo "Where the Web Was born". A Web funcionou primeiro dentro do CERN, e no Verão de 1991 foi disponibilizada mundialmente.
Em 1994 Berners-Lee criou o World Wide Web Consortium, onde actualmente assume a função de director. Mais tarde, e em reconhecimento dos serviços prestados para o desenvolvimento global da Web, Tim Berners-Lee, actual director do World Wide Web Consortium, foi nomeado cavaleiro pela rainha da Inglaterra.
Países membros
Os doze países signatários do CERN em 1954 foram:- Bélgica
- Dinamarca
- Alemanha (então Alemanha ocidental)
- França
- Grécia
- Itália
- Noruega
- Suécia
- Suíça
- Países Baixos
- Reino Unido
- Iugoslávia (posteriormente retirado)
Desde a sua fundação, o CERN tem aceito, regularmente, novos membros. Todos os novos membros permanecem na organização continuamente desde a sua aceitação, exceto Espanha, que aderiu em 1961, retirou-se oito anos mais tarde, e entrou novamente em 1983. Os atuais membros do CERN são:
- Áustria aderiu em 1959, elevando o número total de membros para 13
- Iugoslávia retirada em 1961 (12 membros)
- Espanha aderiu em 1961 (aumentando assim o número de estados membros para 13 de novo), saiu em 1969 (12 membros), aderiu em 1983 (13 membros)
- Portugal aderiu em 1985 (14.º país membro)
- Finlândia aderiu em 1991
- Polónia aderiu em 1991 (juntamente com a Finlândia, elevando o número de Estados-membros participantes para 16)
- Hungria aderiu em 1992 (17 membros)
- República Checa aderiu em 1993
- Eslováquia aderiu em 1993 (juntamente com República Tcheca aumentando o total para 19 membros)
- Bulgária aderiu em 1999 (20 membros)
1 trocaram ideia:
Legal, lê-se muito sobre isso, mas acho estranho pensar que a WEB não é nada perto dq virá a ser o LHC.
Postar um comentário